sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Explicação de uma candidatura

  
Ao apresentar as candidaturas ao Conselho Deontológico e ao Conselho Geral, no âmbito das eleições de 21 de Fevereiro para os próximos órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas, a Lista A – Unidade e Participação tornou claras as razões essenciais pelas quais se apresenta aos associados.

O CD na primeira linha
Em relação ao Conselho Deontológico, queremos contribuir para a valorização do órgão de auto-regulação mais importante que os jornalistas possuem, devolvendo-lhe o papel central que já teve e é urgente retomar.
O Conselho Deontológico não é “apenas” um órgão do SJ. É uma instituição reconhecida pelos jornalistas em geral, pela sociedade e até pelos tribunais. Deve voltar a estar na primeira linha da defesa do Jornalismo de qualidade e eticamente responsável.
Por isso, entre as tarefas de maior urgência e que exige a mobilização dos jornalistas, está a preservação do Conselho Deontológico. Queremos projectar na classe e no público a importância das suas competências e do seu papel histórico na credibilização do Sindicato dos Jornalistas e do Jornalismo.

Uma voz plural
No que diz respeito ao Conselho Geral, queremos contribuir para a sua dinamização como órgão de expressão plena do pluralismo e da diversidade da classe, como voz colectiva que debate e propõe.
Queremos que seja também o espaço dos que têm opiniões diferentes e que se inquietam, que interpelam. Que aconselham a Direcção e os demais órgãos, mas questionam omissões – por exemplo, sobre a negociação colectiva – e que dão mais força à unidade, quando se trata de defender os direitos dos jornalistas, os postos de trabalho e o trabalho com direitos.
Por isso a Lista A – Unidade e Participação mobilizou para este projecto um conjunto de camaradas com larga experiência sindical, desde os locais de trabalho ao exercício de funções na Direcção e no Conselho Geral.

Prestar contas 
Ao reagrupar, nestas eleições, muitos jornalistas que dedicaram boa parte das suas vidas à causa sindical e que têm participado em conjunto em sucessivas listas, a Lista A – Unidade e Participação representa um espaço de aprofundamento de um projecto sindical que continua válido e que encerra potencialidades que não se deve desperdiçar.
No actual quadro, não se verificaram todas as condições apropriadas que permitissem apresentar aos sócios uma proposta sindical global, traduzida na entrega de uma lista integral, isto é, com candidaturas a todos os órgãos do Sindicato, com capacidade para responder com qualidade em todas as frentes e a todos os desafios. Não apresentamos listas para preencher lugares por preencher, nem para cumprir calendário.
Os candidatos da Lista A – Unidade e Participação assumem um importante conjunto de compromissos e ideias que vão levar à prática nos órgãos para os quais serão eleitos – o Conselho Deontológico e o Conselho Geral – e dos quais prestarão contas aos sócios e aos jornalistas.

Para o Conselho Deontológico e o Conselho Geral, 

vota lista A - Unidade e Participação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A