segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Razões de uma candidatura

O lema “Unidade e Participação” com o qual nos apresentamos às eleições para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas – Conselho Deontológico e Conselho Geral – no mandato 2018/20 não é apenas um “slogan”. Traduz um modo de estar no sindicalismo e expressa um compromisso.
Contribuindo para a construção de uma voz plural e reflectindo a diversidade e a riqueza da classe, queremos garantir que mais gente é ouvida e que participa na vida do Sindicato, que é informada sobre a actividade e as decisões dos órgãos do SJ, faz propostas e discute as propostas dos outros. 

É urgente trazer o sindicalismo de volta às nossas vidas e devolver-lhe o protagonismo no seio da classe e do sector, especialmente na defesa dos direitos e interesses dos jornalistas. O SJ deve ser a voz activa, permanente, e vigorosa no combate às ofensivas contra os jornalistas, aos despedimentos, à precarização e à degradação das condições de exercício da profissão.
É urgente recuperar o protagonismo do Conselho Deontológico na defesa da qualidade do jornalismo e da dignidade dos jornalistas, afirmando e valorizando o quadro de deveres deontológicos como base do contrato social dos profissionais. Não há jornalismo livre sem jornalistas responsáveis.
Por isso, é importante garantir a eleição de candidatos da lista “Unidade e Participação” para estes dois órgãos, cuja composição plural é garantida pelo método de Hondt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A