segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Valorizar o Conselho Deontológico

Tal como o definem os Estatutos do nosso Sindicato, o Conselho Deontológico “é um órgão de auto-regulação dos jornalistas portugueses”. É o mais importante, é reconhecido pelos jornalistas, incluindo os não sindicalizados, e mesmo pelos tribunais, ao mesmo tempo que goza de prestígio junto da sociedade.
Desde que foi resgatada a liberdade que os jornalistas assumiram o rigor deontológico como fonte primordial da energia para a defesa dos interesses da classe. A existência de um conselho deontológico no seio do Sindicato dos Jornalistas é uma garantia – entre pares e perante a sociedade – de que a organização de classe dos jornalistas reivindica direitos porque assume antes de mais o ónus dos deveres.

É urgente devolver ao CD um papel central na discussão das práticas profissionais dos jornalistas, indissociáveis da análise das condições de produção dos media – concretamente, das condições de trabalho e da organização das redacções – , e do compromisso público dos jornalistas e dos media para com uma informação de qualidade.
O CD não pode continuar a agir como se desconhecesse tantas práticas criticáveis, assim como não pode continuar alheio a transformações tecnológicas, organizativas e de orientação e de conteúdo que ameaçam a credibilidade e deontologia da profissão. É preciso dizer bem alto que não vale tudo por conta das audiências.
O CD não substitui a Academia, mas tem o dever de partilhar as suas experiências e as suas preocupações. Por isso, deve promover a aproximação dos estudantes aos problemas do exercício da profissão, designadamente através de iniciativas junto de instituições de ensino de Jornalismo e de Ciências da Comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A