segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Declaração de apoio de Ana Margarida de Carvalho


Porque o jornalismo em Portugal morreu e ainda ninguém lhe comunicou o óbito.

Porque o corpo está entregue a unidades de neurocríticos, atarantados, menos preocupados em reanimar o ofício do que a impressionar o administrador, e ora ligam o ventilador ou a máquina de fazer pim!
Porque o pacto da verdade com o leitor está a ser quebrado pela perversa lógica do clickbait. Porque há muitos leitores incautos que caem na fraude e na armadilha. Porque não é admissível que se condicione a remuneração do jornalista ao número de clicks que atinge uma publicação digital.
Porque um jornalista não é um «produtor de conteúdos» nem um «organizador de eventos», muito menos tem de se ocupar do marketing e da «viralização» da notícia.
Porque os mais influentes jornais americanos e europeus vivem no mesmo e incestuoso mundo da simplificação, do totalitarismo do gosto, debitam os mesmos clichés, copiam-se uns aos outros, reproduzem os mesmo comentários, as rubricas têm o mesmo nome, repetem as mesmas fórmulas, hierarquizam os mesmo assuntos e a consanguinidade nunca fez bem a ninguém.   
Porque jornalismo sem jornalistas não existe.
Porque democracia sem jornalismo também não existe.
Porque se registam, apesar de tudo, alguns sinais vitais.
Porque há outras coisas que se devem salvar, para além de bancos.
Vota Lista A

Ana Margarida de Carvalho, escritora e jornalista no desemprego

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A