segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Depoimento Carlos Veiga Pereira


Integro a Lista A - Unidade e Participação, como candidato ao Conselho Geral, no convencimento de que a nossa candidatura e a nossa futura ação no Conselho Geral contribuirão para reanimar o pluralismo no Sindicato dos Jornalistas, para revigorar a unidade da classe, para defender a Liberdade de Imprensa, para robustecer a democracia.
Urge libertar o Conselho Geral da moleza em que tem vivido nos últimos anos, a fim de promover o cumprimento da sua vocação. A presença de duas listas com diferentes programas e diferentes projetos, somada à participação plural e estruturada assegurada pela eleição pelo método de Hondt, conduzirão certamente à substituição das noites de ociosa cavaqueira dos anteriores Conselhos Gerais por reuniões de trabalho organizado, por análises fundamentadas, por propostas alicerçadas na realidade vivida nas redações e não em meras conjecturas subjetivas.
As linhas mestras do programa proposto pela Lista A - Unidade e Participação são a garantia de um trabalho proveitoso ao serviço dos jornalistas. Bastará referir o compromisso de assumir plenamente as atribuições e competências previstas nos Estatutos, pronunciando-se nomeadamente sobre matérias escrutinadas por sua própria iniciativa, como a contratação coletiva, a exploração dos estagiários, as alterações tecnológicas, a tabloidização da informação, as ameaças políticas e económicas à independência da informação.
Aceitei o convite para me candidatar por entender que os “mais velhos” têm o dever de colocar a sua experiência e os seus conhecimentos ao serviço do nosso Sindicato. No que toca ao saber de experiências feito, referirei apenas a representação dos jornalistas, por voto direto da classe, no Conselho de Imprensa, um dos raros baluartes da liberdade de imprensa no período posterior ao 25 de Abril, duas dezenas de anos de participação nos Conselhos de Redação da Agência ANOP e da Agência Lusa, a representação dos jornalistas, mais uma vez por eleição direta, na Alta Autoridade para a Comunicação Social, a participação no Conselho Geral desde a sua instituição.

Carlos Veiga Pereira é o sócio n.º 20 do Sindicato dos Jornalistas e o titular da Carteira Profissional n.º 1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A