sábado, 3 de fevereiro de 2018

Depoimento de Anabela Fino


Em meados de Janeiro fui surpreendida por uma notícia muito curiosa: pela primeira vez, em 136 anos da história do jornal, os jornalistas de “Los Angeles Times” votaram para se sindicalizarem no NewsGuild-Communications Workers of America. Motivo? A degradação das condições laborais e o despedimento de trabalhadores. Soa familiar, não soa?
Pois é justamente porque entendo, como sempre entendi, que não devemos esperar pela degradação (ainda maior) das condições de trabalho para reagir, com Unidade e Participação, em defesa do direito ao trabalho e do trabalho com direitos, dos jornalistas e do jornalismo, que me candidato a membro do Conselho Geral pela Lista A.
Aos que todos os dias nos pretendem fazer crer que os sindicatos estão em vias de extinção e que não nos resta outra alternativa a não ser tentar (sobre)viver na lei da selva, respondo com o exemplo do LA Times e com a profunda convicção de que só não ganha quem desiste de lutar.
E esta luta, que a todos nos convoca, não se compadece com operações mediáticas, com o faz de conta de que quem explora e quem é explorado estão do mesmo lado da barricada, com o fatalismo de «não há nada a fazer» que tão bem serve quem vê os trabalhadores – que é o que os jornalistas são – como descartáveis, ou com as práticas dos que fingem ignorar que o «“descompromisso” é o “compromisso” de quem serve a outros amos, que não àqueles para os quais o jornalismo existe», como bem escreveu um camarada jornalista já desaparecido.

A lista A propõe-se ir à luta com Unidade e Participação. Eu alinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A