segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Depoimento de Fernando Valdez



Aceitei candidatar-me ao Conselho Geral (CG) por considerar que este órgão nacional do Sindicato dos Jornalistas não tem tido o dinamismo necessário desde há alguns anos e por pensar que o CG pode dar um contributo importante para a vida do Sindicato e dos jornalistas portugueses.
Segundo os Estatutos do Sindicato, o Conselho não só deve ser ouvido pela Direcção do SJ e dar parecer sobre as questões de maior relevância para o Sindicato e para os jornalistas, como pode ter a iniciativa de apresentar propostas e sugestões aos restantes órgãos sociais.
O Conselho Geral pode convidar antigos dirigentes sindicais que possam dar um contributo para os temas em debate a participarem nos seus trabalhos, sem direito a voto, o que constitui uma forma de enriquecimento do debate sobre questões centrais da vida sindical.
Num momento em que se multiplicam os despedimentos de profissionais, em que os contratos precários são o dia-a-dia dos jovens jornalistas e de alguns não tão jovens, em que as empresas abusam de falsos estágios curriculares para ilegalmente disporem de mão-de-obra gratuita em vez de contratarem os profissionais necessários, há um largo espaço para a necessária reflexão do Conselho Geral, para as suas propostas e contributos para o Sindicato e a melhoria das condições de trabalho dos jornalistas.
A maioria das empresas desrespeita claramente o disposto na contratação colectiva, os salários e outras condições de trabalho degradam-se, os horários têm hora de início mas raramente de fim, muitas empresas não pagam trabalho extraordinário, mesmo em dia feriado ou de folga.

Por isso, considerei minha obrigação não virar a cara a este desafio e dizer presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A