sábado, 10 de fevereiro de 2018

Depoimento de Susana Oliveira


O jornalismo está hoje à prova como nunca antes. A internet e o digital encurtaram todos os prazos. É tudo mais rápido. É tudo infinitamente mais complexo.
Os ‘media’ aprenderam da pior maneira como esta revolução na informação se tornou numa faca de dois gumes.
A Internet, as redes sociais e a facilidade e rapidez de divulgação das chamadas ‘fake news’ tornaram mais premente a necessidade de alguém que, como o jornalista, garanta a veracidade da informação. Que cruze fontes. Que seja exigente com a ética e a deontologia.
Tornaram por isso mais notória a necessidade do jornalismo.
O acesso cada vez mais fácil à informação trouxe também novos dilemas éticos aos jornalistas. Para manter ou roubar audiências, as linhas vermelhas são muitas vezes pisadas. E muitas vezes por aqueles que, tendo em conta a sua precariedade laboral, não conseguem resistir à pressão. Há contas a pagar no final do mês. Não que isto desculpe, ou torne menos importante a obrigação maior do jornalista: ser rigoroso, imparcial, cumprir o código deontológico e pugnar para que dele não se desviem os seus pares. Isto só se consegue com um jornalismo verdadeiramente livre.
A internet, logo ali à mão, é cada vez mais uma valiosa ferramenta de pesquisa. E os gigantes tecnológicos que ‘dominam’ o espaço de informação pública não dão prioridade à informação como um bem público, como o jornalismo profissional faz. Com os seus complexos algoritmos, conduzem o negócio com um objetivo simples: encorajar a informação viral que agarre cliques suficientes para atrair publicidade. Não importa se a informação é verdadeira, o que conta é se é provocadora, sensacionalista o suficiente para atrair a atenção do próximo clique. Sempre houve ‘fake news’, mas a sua disseminação não era tão fácil como agora. E as ‘fake news’ só se combatem com factos, fontes e rigor.

É por um jornalismo livre, digno, verdadeiro, respeitável e respeitador que me candidato por esta lista. A Lista A, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Os eleitos pela lista A